8 dicas para o Yakisoba perfeito

Fonte: http://web.archive.org/web/20170711022847/http://www.muitoalemdacozinha.com/2016/10/02/yakisoba-perfeito/

Yakisoba, o prato de origem Oriental mais amado pelos Brasileiros. Existem centenas de receitas de Yakisoba na internet, muitas delas intituladas de originais. Mas, ao meu ver não existe uma receita original, nem aqui, nem na China (de onde é originado o prato).
Isso porque esse prato é muito versátil, pode ser feito com o que mais gostamos ou o que temos na geladeira.

Então além de mostrar o meu jeito de fazer, vou listar dicas para a sua receita ficar ainda mais gostosa.

1. Quanto mais vegetais diferentes melhor

Um Yakisoba é feito basicamente de macarrão, molho de soja e legumes. Então quanto mais legumes diferentes, mais gostoso irá ficar. Eu gosto de escolher pelas cores, normalmente uso: cebola, cenoura, pimentão vermelho e amarelo, acelga e brócolis. Além de uma pimentinha dedo de moça.
Mas você pode utilizar ainda, repolho branco ou roxo, broto de feijão, pimentão verde, couve flor, cogumelos, vagem, ervilha torta, alho.
Só não use tomates e batatas, eles definitivamente não combinam com esse prato oriental.
Não há uma regra para o jeito de cortar os legumes, pode ser em tirinhas ou em quadradinhos. O importante é cortar todos da mesma forma.
Respeite o tempo de cozimento do cada legume, as cenouras, por exemplo são mais durinhas, precisam cozinhar por mais tempo. Mas o brócolis, se cozido em excesso perde a cor.

2. Tempere bem a carne

Eu utilizo sal, pimenta, e açúcar para temperar a carne. Sim, é isso mesmo, açúcar. Ele dá um toque caramelizado na carne deixando um sabor delicioso.
Se você tiver saque em casa, também pode marinar a carne com ele.
Aqui no Brasil é mais comum encontrar Yakisoba de carne bovina, ou frango, ou uma mistura dos dois. Mas é possível fazer com carne de porco, com camarões ou com cogumelos para você que é vegetariano.

3. Azeite de oliva, não

O ideal é utilizar óleo de gergelim ou amendoim. Mas você pode utilizar ainda óleo de canola ou de soja. Mas não utilize azeite de oliva, pois ele tem um sabor marcante que não irá combinar com os ingredientes do molho.

4. Capriche no molho

Hoje você já encontra molho pronto com facilidade no supermercado. Mas é tão fácil e fica tão gostoso o feito em casa, que vale perder uns minutinhos. O básico é usar shoyu e amido de milho. Mas acrescentar gengibre, hondashi e molho inglês e de ostra deixarão o seu Yakisoba ainda melhor.

5. Cozinhe por etapas

Os nossos amigos orientais dizem que o certo é cozinhar em etapas. Você deve manter um bowl ao lado da panela que irá utilizar para ir separando os ingredientes cozidos. Comece fritando a carne, em seguida os legumes e por último o molho. Tudo deve ser feito rapidamente, os legumes devem ficar crocantes e com as cores bem vivas.
Ao fritar a carne, faça isso aos poucos. Principalmente se a quantidade de carne for grande e a panela pequena. Isso vai ajudar a não criar água na hora do cozimento e deixará a carne mais macia.

6. Tenha cuidado com o sal

Eu só utilizo sal na hora de temperar a carne. Para cozinhar o macarrão e para fazer o molho não é necessário adicionar sal. O molho de soja já é bem salgado. Além disso procure um molho de soja com redução de sódio (ligth), sua saúde agradece.

7. Wok?

O Yakisoba é tradicionalmente cozido em uma wok, uma frigideira arredondada, grande, muito utilizada na cozinha oriental. Mas se você não tem uma, use uma frigideira comum, desde que seja grande.
Refogue a carne e depois utilize a mesma panela, sem lavar, para refogar os legumes e finalizar o Yakisoba, para não perder sabor.

8. Fritar ou não fritar o macarrão, eis a questão …

Eu prefiro meu Yakisoba com macarrão cozido, que absorve melhor o sabor do molho. Mas há receitas em que o macarrão é frito, crocante.
Para isso basta cozinhar e escorrer o macarrão, depois fritar com óleo de gergelim.
Quanto ao tipo de macarrão é legal é utilizar o macarrão próprio para Yakisoba do tipo Soba. Mas com qualquer massa longa como talharim, dá certo. Eu já fiz com Bifum, macarrão de arroz bem fininho, fica bom também.

Vamos a minha receita?

Ingredientes:

  • 400 gramas de carne (usei coxão mole)
  • 1 pitada de sal, pimenta e açúcar para temperar a carne
  • Cerca de ½ xícara de óleo de canola e/ou gergelim para refogar a carne e os legumes
  • Legumes: 1/2 cebola, ½ cenoura pequena, ½ pimentão pequeno, 1 xícara de brócolis, 4 folhas de acelga,
  • ½ xícara de cebolinha picada e gergelim tostado para finalizar
  • 300 gramas de macarrão para Yakisoba

Ingredientes para o molho:

  • 1 e ½ xícara de água filtrada
  • 1/2 xícara de molho de soja (usei light)
  • 2 colheres de sopa de molho inglês
  • 1 colher de chá de molho de ostra (opcional)
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • ½ colher de chá de raspas de gengibre
  • ½ colher de chá de alho picado
  • ½ colher de chá de tempero oriental – Hondashi (opcional)

Modo de preparo:

  1. Separe todos os ingredientes.
  2. Coloque a água do macarrão para ferver.
  3. Comece temperando a carne com sal, pimenta e açúcar, reserve.
  4. Faça o molho misturando bem todos os ingredientes em um bowl, reserve.
  5. Pique os legumes, e reserve cada um separadamente.
  6. Agora que o mise en place está pronto você pode começar a cozinhar tudo. Reserve um recipiente para guardar os ingredientes a medida que for cozinhando.
  7. Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem, reserve.
  8. Esquente bem a sua panela com um mistura óleo de canola e de gergelim.
  9. Adicione a carne, e deixe dourar bem, reserve.
  10. Frite a cebola, e reserve. Em seguida a cenoura, os pimentões, a acelga e o brócolis. tudo rapidamente e separados.
  11. Assim que todos os legumes estiverem cozidos, inicie o molho. Cozinhe por uns 2 ou 3 minutos, e assim que começar a engrossar adicione os legumes, depois a carne, e em seguida o macarrão.
  12. Finalize com cebolinha e gergelim.
Edit
Pub: 21 Aug 2022 20:35 UTC
Edit: 21 Aug 2022 20:36 UTC
Views: 116